TEL: +351 255 718 300 EMAIL: pecnordeste@pecnordeste.pt

Ministra da Agricultura visita PEC Nordeste para promover a carne nacional

No passado dia 24 de abril, o Presidente do Grupo AGROS – Sr. José Capela, acompanhado pelo Presidente da FENAPECUÁRIA e Administrador Delegado da PEC Nordeste – Dr. Idalino Leão, receberam nas instalações desta última, localizadas em Penafiel, a Ministra da Agricultura – Dr.ª Maria do Céu Antunes, com o objetivo de promover a carne nacional.
A PEC Nordeste é uma empresa do Grupo AGROS, que opera há mais de 20 anos no apoio à produção pecuária nacional, na criação, abate, desmancha e comercialização de animais, que mantém valiosas parcerias com os Agricultores, Cooperativas e com as Raças Autóctones, nomeadamente, a Barrosã, a Maronesa, a Cachena, a Minhota, a Arouquesa e a Jarmelista.
O Presidente do Grupo AGROS, Sr. José Capela, destacou a importância do consumo de produtos nacionais, relevando a PEC Nordeste, pois trabalha exclusivamente com animais de origem nacional.
Dr. Idalino Leão, por sua vez, salientou que este novo tempo que vivemos deve servir para aproximar o consumidor do setor agrícola, sendo também este o momento de afirmação dos Agricultores, das suas Cooperativas e das Agroindústrias. Nesse sentido, o Ministério da Agricultura lançou a plataforma “Alimente quem o Alimente” que permite a Produtores anunciarem os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda e aos consumidores comprarem produtos nacionais. O Presidente da FENAPECUÁRIA saudou, ainda, o comportamento da grande distribuição, que nesta fase tem vindo a escoar a produção nacional, desejando que esta seja uma tendência para ficar.
Ambos os dirigentes saudaram a Ministra pela medida de flexibilização do Greening, considerando-a uma boa medida para a produção nacional neste contexto de crise.
Nesta visita participaram, também, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Antonino Sousa, a Diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Eng.ª Carla Alves e o Presidente da Federação Portuguesa de Raças Autóctones, Eng.º Rui Dantas e o Eng.º Joaquim Barreto, Deputado na Comissão de Agricultura da Assembleia da República.
A Ministra da Agricultura salientou que “esta visita serviu para assegurar um acompanhamento próximo da rede de produção e abastecimento alimentar nacional, de que a PEC Nordeste é exemplo a seguir, em prol da garantia do funcionamento da mesma no contexto marcado pela pandemia da Covid-19”. Depois da visita à PEC Nordeste, a Dr.ª Maria do Céu Antunes visitou também a Exploração Agrícola de hortícolas de Alda Rosendo, em Paredes, Produtora local, integrada no projeto PROVE, promovido pela Ader-Sousa, um Grupo de Ação Local.
Ainda enquadrada na visita de promoção da Carne Nacional, e depois de passar na PEC Nordeste, a Ministra da Agricultura visitou a Cooperativa Agrícola de Vila Real, onde registou a inscrição desta organização na plataforma www.alimentequemoalimenta.pt
Participaram na visita o Presidente do Município de Vila Real, Eng.º Rui Santos, o Presidente da Cooperativa Agrícola de Vila Real, Sr. Joaquim Costa, o Presidente da Associação de Criadores do Maronês, Sr. Luís Pereira, o Presidente da FENAPECUÁRIA, Dr. Idalino Leão, a Diretora Regional de Agricultura do Norte, Eng.ª Carla Alves, bem como Deputado da Comissão Parlamentar de Agricultura, Eng.º Francisco Rocha.

 

0 Comentários