41.º Festival Nacional de Gastronomia

41.º Festival Nacional de Gastronomia

A 41.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia teve lugar na Casa do Campino, em Santarém, entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro, com um cartaz que incluiu jantares a cargo de chefes com estrela Michelin como João Oliveira, Henrique Sá Pessoa, Pedro Lemos, Diogo Rocha e Rodrigo Castelo, oficinas, música e expositores onde se provou Portugal.

Em 2022 este evento apresentou-se cheio de novidades e esteve inserido no programa “Santarém Capital da Gastronomia”, com a curadoria do Chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia daquele município ribatejano.

Banquetes, pestiscos, showcookings, harmonizações, workshops, mostra de produtos de várias regiões e muita animação musical, marcaram este festival que procurou associar a defesa da tradição aos desafios da modernidade e da inovação gastronómica.

A Carnes da Montanha esteve presente com um stand de venda para o público geral, de forma a dar a conhecer carnes selecionadas e diferenciadas, com certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP) e a garantia do cumprimento de rigorosos critérios de excelência, que permitem cozinhados com o máximo de frescura e sabor. Além desta vertente expositiva, a Carnes da Montanha esteve também em destaque nos momentos de showcooking, com diversos Chefs de renome, como Mimi e Rodrigo Castelo, no preguinho à madeirense do Sem Pressa – Bistro & Bar pela mão do Chef Marco Gonçalves e do seu ajudante João Ferreira, ainda na confeção do Pernil da Cachena pela Chef Zita do Restaurante “O Farela”, entre outros.

Depois de em 1981 se ter realizado pela primeira vez o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, promovido por um grupo diversificado de agentes culturais, com o apoio do Município de Santarém, o sucesso foi replicado, originando diferentes eventos, garantindo ao certame o epíteto de “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses”.